imagem I ENCONTRO DE DIABETES INFANTO JUVENIL DA REGIÃO DOS LAGOS

DSC01228

O fim de semana foi de muito trabalho, iniciando o que, para mim, é a chegada antecipada do mês de novembro, mês do diabetes, mês do Dia Mundial do Diabetes. O 11º mês do ano está longe de ser um momento de festa, mas de muito trabalho e campanhas para difundir os cuidados com a disfunção. É um mês em que blogs, profissionais de saúde, pacientes, voluntários, estudantes e todas pessoas que se envolvem de alguma forma com a causa, dobram seus esforços para tentar fazer com que caiam os tabus e fale-se abertamente sobre diabetes no Brasil.

Realmente não sei porque há uma densa cortina de fumaça em torno do tema, mas temos que fazer a nossa parte para que isso acabe! Não há razão para não falarmos sobre o diabetes, que em seu tipo 2, é uma verdadeira epidemia mundial.

20171021_130551.jpgNeste sábado estive em Araruama para participar do I Encontro de Diabetes Infanto Juvenil da Região dos Lagos, organizado pela pedagoga Ana Paula Silva e a nutricionista Jane Vieira, como palestrante e representante da Adifat (Associação dos Diabéticos e Familiares de Tanguá-RJ), ao lado da nossa querida presidente Ana Maria Batista.

Com o apoio da Adila (Associação dos Diabéticos da Lagoa), o evento contou com a participação de dezenas de pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – interessadas em informações sobre o diabetes e em conhecer as visões dos palestrantes sobre o tema.

DSC01198Começando com um café da manhã bem caprichado, o Encontro, em seguida apresentou uma banda de jovens talentos musicais, alunos da escola Prof. Darcy Ribeiro, arrancando aplausos dos presentes.

 

 

Palestras

A rodada de palestras contou com as contribuições da enfermeira Lígia Figueiredo; a psicóloga Keyla Ornellas e seu filho Breno Ornellas que falaram sobre aspectos emocionais e sua convivência com o diabetes; a blogueira Biabética, Bia Scher, que contou um pouco sobre sua experiência com o diabetes tipo I e o trabalho em seu blog; a nutricionista Jane Vieira que levou dicas e informações importantes no que diz respeito à alimentação para quem deve controlar suas glicemias e viver com saúde.

20171021_130257.jpgFiquei responsável pelo fechamento das palestras do evento e tentei levar ao público presente um pouco sobre minha vida com diabetes e como o esporte influenciou positivamente a superação de meu diagnóstico e influencia até hoje meu controle glicêmico. O resultado foi um grande papo no qual pudemos falar sobre as transformações positivas que obtive ao aderir ao tratamento, superando as dificuldades iniciais e sobre as conquistas pessoais e profissionais após o surgimento da disfunção em minha vida.

20171021_130502.jpg
Um dos vídeos de minhas entrevistas com atletas com diabetes pela Revista EmDiabetes, apresentados na palestra. Na foto, com o ex-jogador de futebol Washington Coração Valente.

Foi mais uma incrível experiência que tive e uma oportunidade ótima de poder, mais uma vez, ver nos olhos do público, suas reações à minha trajetória e visão positiva no que diz respeito à vida com o diabetes, ocasião em que pude contar sobre o que me aconteceu desde antes do diagnóstico, até a criação de nosso blog Diabetes Esporte & Natureza, do programa Diabeticoach, a Revista EmDiabetes, o voluntariado na Adifat e todas as outras atividades que realizo e realizarei com o que engloba o diabetes.

 

Encerrou-se o evento com sorteio de brindes, entre eles 5 camisetas do Diabetes Esporte & Natureza, e um bom almoço no próprio local, que nos deu a força que precisávamos para a viagem de volta para ainda mais compromissos.

A viagem de ida e volta cansaram bastante, mas o evento valeu cada esforço e segundo usado para preparar a apresentação. Espero que seja o primeiro de muitos, pois o astral de todos os envolvidos foi o ponto alto de todo o evento.

Que venham mais encontros em Araruama e contem sempre com o Diabetes Esporte & Natureza!

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Diabetes Esporte & Natureza


Assinatura Blog 003 set2017


ESTÁ CHEGANDO

21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!


REVISTA ELETRÔNICA

20171019_135232.png

Leia no nosso nº 6! Clique aqui ou na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *