Por Daniel Ramalho
Nas últimas duas semanas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro de mais dois medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2 a serem produzidos pela Novo Nordisk e pela Astrazeneca do Brasil.
O da Novo Nordisk, geralmente administrado em conjunto com outros medicamentos hipoglicemiantes, foi aprovado nos Estados Unidos em novembro de 2016 e agora chega ao Brasil. Fornecido em forma de caneta, o produto que combina as insulinas degludeca e a liraglutida só deve ser usado por adultos com diabetes tipo 2 e é contraindicado para mulheres que estejam amamentando ou pessoas que tenham alergias aos seus componentes.
O medicamento genérico a ser produzido pela Astrazeneca do Brasil, será comercializado na forma de comprimidos, tornando-se mais uma opção para o controle glicêmico do diabetes tipo 2, não devendo ser utilizado por pacientes com diabetes tipo 1 ou com cetoacidose diabética. Sua administração e eficácia devem estar aliadas a uma rotina de exercícios físicos e dieta condizente com o tratamento da disfunção.
Cabe lembrar que nenhum medicamento deve ser tomado sem a prescrição médica, podendo o paciente colocar sua saúde em risco caso pratique a automedicação.
Nós do DIABETES ESPORTE & NATUREZA, bem como toda a população que depende de medicamentos para conviver com o diabetes, esperamos que com os avanços da medicina e as novas formas de tratamento, estes remédios cheguem às farmácias e drogarias a preços acessíveis e que possam estar, o quanto antes, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de levar a todo cidadão brasileiro um tratamento digno e eficaz contra o diabetes e que lhe propicie melhoras em sua qualidade de vida.
Fontes:
Diário Oficial da União: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1010&pagina=27&data=03/04/2017
Portal Brasil: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/anvisa-aprova-medicamento-para-diabetes-tipo-2
Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/noticias
Bulário.com: https://www.bulario.com
Bulasmed: http://www.bulas.med.br