imagem SENTIMOS MUITO, A VACINA AINDA NÃO EXISTE

Por Daniel Ramalho

sensacionalismo e vacina
Vacina contra o diabetes ainda está em fase de testes e ainda não foi anunciada. Imagem: Pixabay e DEN

Tentei ao máximo não escrever sobre esse assunto. Preferi esperar e ver a onda de posts sensacionalistas sobre uma suposta vacina contra o diabetes ter sido “anunciada” passar, assim como passaram tantos outros chás, milagreiros e charlatões pelas páginas da internet, mais especificamente, as do Facebook, que é onde toda mentira e boato prolifera em tempo assustadoramente veloz.

Como disse acima, não gosto do tema por acabar, mesmo querendo combater, dando atenção a quem deveria cair no esquecimento o mais rápido possível. Por outro lado, desta vez fiquei muito preocupado com a quantidade de compartilhamentos, pois foram muitos os amigos e parentes que me marcaram na tal falsa notícia de cura, cheios de boa intenção, mas também iludidos por textos nos quais o único intuito é gerar visualizações que podem se converter em receita a quem não tem nenhum compromisso com a verdade e com a luta pela causa diabetes.

Só para ser bem claro: a vacina contra o diabetes ainda não existe!

Dito isto, o que é que gerou todo esse falatório sobre uma vacina inexistente?

Em primeiro lugar, nenhuma notícia falsa recebe tanta atenção se não há quem queira que ela seja verdade. Portanto, todos nós somos responsáveis pelo conteúdo que compartilhamos. Eu também quero muito que essa vacina chegue – e como quero (!). Também queria que o título da notícia fosse verdadeiro, mas antes de acreditarmos em sites de reputação desconhecida, duvidosa ou sensacionalista, devemos checar em páginas de órgãos de imprensa de confiança, feita por jornalistas profissionais e com um nome a zelar. Mesmo assim podemos estar expostos a interesses dos mais variados, mas a chance de sermos enganados ou iludidos é bem menor. E tenham certeza, por mais que haja muitas teorias de conspirações sendo defendidas por aí, quando a cura finalmente chegar, seu descobridor ganhará o Nobel e a notícia será amplamente divulgada.

Sim, eu sei que é mais fácil acreditar que há muitos interesses e capital envolvido, que não há vontade de que se encontre uma cura e coisa e tal… Às vezes eu também penso nisso, mas querem saber? Se são verdades ou não, nunca saberei, portanto não me preocupo com isso e faço o que posso: controlar minha glicemia diariamente com muita dedicação e força. Essa sim é uma atitude que pode até não curar, mas que vale muito mais do que se revoltar, descuidar do diabetes ou me deixar cair nas garras de quem só se interessa pelo meu suado dinheirinho.

Para se ter uma ideia de como o poder do boato é avassalador, chegamos aqui à segunda colocação que considero mais importante sobre esse tema: mentiras baseadas em mentiras morrem por si só, mas sensacionalismo baseado em fatos reais rende muito assunto, ilude a milhões e pode gerar muito dinheiro para os envolvidos. Grana fácil, principalmente se, como muitos o fazem, a pessoa lê a manchete e compartilha o link sem nem ao menos abrir para ver do que se trata.

Calma! Não estou dizendo que você ganha dinheiro para compartilhar. Na verdade sua boa fé pode ser usada gratuitamente, mas quem elabora a falsa informação, ah… precisa dizer? Deve ficar com um sorrisão de orelha a orelha por explorar seu desespero por uma cura inexistente, pensando apenas em benefício próprio.

Para se entender de uma vez por todas o assunto, o fato é que foram divulgados dados de uma pesquisa que realmente está sendo desenvolvida, mas que ainda está em fase de testes e, como toda pesquisa séria, levará algum tempo para se chegar a uma conclusão final e outro tanto até ser aprovada para comercialização.

Estejam atentos! Muitas são as frentes de batalha nas quais os objetivos são desenvolver uma cura para cada tipo de diabetes, mas não é porque queremos que venha logo que sairemos divulgando páginas e matérias com interesses muito diferentes dos nossos e que, na minha opinião, nem chegam perto de torcer pela descoberta da cura do diabetes.

Na verdade, quem faz isso acaba nos fazendo adoecer ainda mais, machucando corações e almas de quem torce esperançoso para que chegue logo o dia em que poderá dizer que TEVE diabetes. Esse dia chegará, mas até lá, cuide-se, viva, aceite sua condição e cresça com a dificuldade. Só não se deixe enganar no meio do caminho.

Separei alguns endereços com textos e vídeos que falam mais sobre o assunto e podem esclarecer ainda mais suas dúvidas sobre toda essa confusão:

Matéria do programa Bem-Estar de agosto de 2012 falando sobre a pesquisa: Vacina contra tuberculose dá bons resultados em testes contra diabetes.

Matéria da Forbes Brasil de junho de 2015 sobre a origem e avanços da pesquisa: Pesquisadora pode ter desenvolvido vacina para diabetes nos EUA. 

Post do blog Diabetes & Você, da farmacêutica Mônica Lenzi, esclarecendo o mito divulgado na internet em torno do tema, exemplificando com imagens: Vacina para cura do diabetes: verdade ou mito?

Vídeo do blog Eu e a Bete-Diabetes abordando a polêmica nas redes: Vacina e a Cura do Diabetes.

O mundo virtual é super bacana, mas suas armadilhas estão muito bem escondidas. Cabe a nós ficarmos atentos!

Grande abraço,

DANIEL RAMALHO

DIABETES ESPORTE & NATUREZA


Assinatura Blog

Anúncios

4 comentários

  1. Olá! Sou leitora assídua do assunto diabetes tipo 1, principalmente artigos internacionais. Como não domino totalmente o inglês utilizo tradutores. Recentemente (não é boato) um rapaz da Grã Bretanha aparentemente está curado.Daniel Darkes, um diabético nos últimos sete anos, tinha deixado de tomar suas injeções de insulina depois que seus níveis de açúcar no sangue retornaram abaixo da média / média para níveis baixos, sugerindo que seu pâncreas tinha começado a funcionar novamente.
    Agora eles está passando por muitos testes. Eu realmente acredito que um dia teremos notícias positivas. Eu creio!!

    Curtir

    • Eu também acredito. Só não acredito em quem só quer usar o desespero alheio em benefício próprio. Mas existem pesquisas muito sérias sendo realizadas, até a que abordo nesse texto. O que não é certo é dizer que já existe algo que não existe só para ganhar clicks e fazer dinheiro. Isso é sujo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s