imagem MASTIGAR BEM PARA MANTER A DIETA

Por Nutridocinha

Maria Fernanda Pacheco

fruit-1133753_1920
Imagem: Pixabay

Olá, pessoas cheias de saúde!!!

Tudo bem?

Estamos há algumas postagens falando sobre como manter a dieta e muitas são com quantidades definidas de alimentos que você deve consumir por refeição.

Ex: 3 collheres de sopa de arroz, 1 concha de feijão.

E um detalhe muito importante quando estamos buscando seguir um plano alimentar é a mastigação.

Nós aprendemos (ou desaprendemos) a mastigar quando crianças. Nessa época, nossos pais fazem a gente comer rápido pra ir pra escola, nos obrigam a comer tudo o que tem no prato… rsrs… Lembram disso? Verdade, não é?

É daí que aprendemos a empurrar a comida, comer correndo e não prestar atenção na mastigação.

Depois, na adolescência, cá entre nós, mastigar é o que menos importa na vida…. Rsrsrs.

E depois quando adultos, a correria das tarefas e obrigações nos engolem e não paramos para mastigar: engolimos tudo o mais rápido possível, pois correr é preciso, comer direito não e por conta disso comemos mais do que deveríamos.

Uma boa dica para controlar essa ansiedade na hora de comer, é largar os talheres enquanto mastigamos e só pegar novamente no garfo após ter engolido o que tinha na boca.

Quem não quiser fazer isso em toda garfada, faça intervalos maiores a cada 3 garfadas.

Se você pensou: “Ah, mas eu esqueço, quando percebo já comi tudo!!!” Pode-se colocar alarmes para lembrar ou foto de uma boca mastigando como fundo de tela do celular, rsrs. Tente encontrar seus métodos. Essa ação depende do exercício: quanto mais praticar, mais fácil vai ficar.

Observe o quanto isso aumenta a nossa saciedade com menor quantidade de comida e por muito mais tempo. É mágico!!!

Para quem conta carboidratos, fique atento: as primeiras vezes você pode errar na contagem, pois diminui bastante a quantidade de comida se mastigar bem. Acredite!

Isso porque a nossa saliva, que é liberada em maior quantidade quando estamos mastigando, libera substancias sinalizadoras de saciedade e ativam hormônios envolvidos no apetite. Só que estes hormônios podem levar cerca de 15 minutos para se tornarem ativos. E muitas vezes em 15 minutos nós já detonamos aquele super prato.

Daí nos sentirmos pesados, estufados e com muito sono após a refeição. Além do excesso de calorias desnecessariamente. E excessos são ruins, certo?

Além disso, quando mastigamos mal, a digestão precisa fazer um esforço danado para triturar esses alimentos quase inteiros…

 Fiquem à vontade para testar.

E mandem noticias, vou gostar de saber os resultados de vocês!!!

Obrigada e até a próxima!!!

Foto Maria Fernanda Pacheco 2

LOGO-NUTRIDOCINHA-PRINCIPAL-SEMFUNDO-EMAIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *