Por Nutridocinha
Maria Fernanda Pacheco
Bom dia docinhos, como estão?
Firmes nos controles?
Há 15 dias fiz um post (clique aqui para vê-lo) e hoje vamos continuar no assunto com mais uma ação que pode ajudar a melhorar seus resultados, seja ele para controlar melhor suas glicemias, para emagrecer, para ganhar massa muscular, etc.
A gente ouve muito a expressão “Fé, Força e Foco”, mas você já parou pra pensar a respeito dela e adotar realmente esse estilo de vida?
Para isso, precisamos entender o que cada uma dessas palavrinhas significa:
Fé – é quando acreditamos de verdade, é colocarmos a “mão no fogo”, é a verdade absoluta pra nós.
Força – quando a temos, enfrentamos a questão. Buscamos e defendemos o que quer que seja. Nos mantemos de pé, mesmo quando as tentações e provações são grandes.
Foco – se temos foco, não desviamos o olhar, batalhamos, ignoramos o que nos distrai.
Quando temos um objetivo forte, uma meta traçada e realmente acreditamos e lutamos para conquistar, o que acontece????
A CONQUISTA!!! O MELHOR RESULTADO!!!!
Nem sempre é no tempo que esperamos, que gostaríamos, mas eles vêm.
Trace metas a curtíssimo (agora), curto (hoje), médio (essa semana) e longo prazo (esse mês/ano), e vai conquistando dia após dia, refeição por refeição, festinha por festinha, não por não.
É…. é preciso dizer NÃO quando estamos focados.
Mas quando temos meta, força e fé, o NÃO fica mais fácil de ser dito, porque sabemos o que queremos, sabemos que podemos conseguir e que a cada distração recusada, ficamos mais perto da conquista.
Certa vez li uma frase muito bacana: “O que dói mais no diabetes é o furo no dedo que você não fez”.
Achei muito legal, porque realmente é isso. Quando descuidamos, perdemos o foco, negamos algo que nos ajuda a atingir um objetivo. Dá uma dorzinha… hehe. Mas quando vencemos uma tentação, dá uma sensação tão boa… =))
Diferente de quando somos vencidos por ela, não é mesmo?
Realmente não é fácil e no dia que resolvemos começar a dieta, hahaha, a mãe chega com macarronada, os amigos chamam pro churrasco, o marido traz um chocolatinho, a amiga que brigou com o namorado está chorando muito e precisa de nós para comer brigadeiro de panela com ela, o chefe faz aniversario e traz docinhos e salgadinhos pra empresa… Eu sei: sempre temos razão pra fugir, mas foco é foco. E precisamos defender nossos resultados.
Diante disso, temos duas alternativas:
Comer ou vencer (e dizer NÃO quando for preciso).
As pessoas vão rir no começo e podem achar esse lance de dieta uma grande besteira, mas nós sabemos que não é e se levarmos a sério, as pessoas que antes riram, vão invejar nossa dedicação e admirar nossos resultados.
Além de nos sentirmos o máximo por trocarmos aquela cerveja por água, escolhermos apenas um pedaço daquele salgado delicioso, reduzirmos o sal e conhecermos novos temperos, comermos frutas desidratadas ao invés do chocolate, etc.
Vão por mim, essas trocas nos deixam com a consciência leve e isso não tem preço.
A tentação só te maltrata naquele momento, mas o peso na consciência perdura, bem como sua leveza.
Então, levantem suas cabeças, tracem os objetivos, olhem bem nos olhos deles, e VÃO!!!!
Tenho certeza que os resultados virão, afinal de contas #nóspodemostudo !!!!! Lembro que isso não é apenas uma dica da nutri não, é a experiência de quem vive há 23 anos com diabetes, sabe de muitas histórias de superação e que quer muitas mais aqui no Diabetes Esportes e Natureza!
Um forte abraço, boas glicemias e até a próxima!