imagem O DIABETES MERECE RESPEITO

Por Daniel Ramalho

whd-poster-main-630
Arte para a promoção do Dia Mundial da Saúde 2016. Imagem: OMS

A cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe um tema para intensificar o foco sobre determinada questão no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde (DMS). No ano passado ficamos muito felizes ao saber que em 2016 o tema seria o esclarecimento e combate ao diabetes, disfunção considerada uma epidemia mundial.

O assunto não foi eleito a esmo, trata-se de uma grande preocupação de profissionais da saúde os alarmantes números que englobam a disfunção: segundo dados da OMS, mais de 400 milhões de pessoas convivem com o diabetes ao redor do mundo e calcula-se que este número poderá dobrar até 2020; Em 2012, 1,5 milhões de pessoas faleceram em virtude de complicações do diabetes mellitus (DM) e o número de casos do diabetes tipo 2 vem aumentando assustadoramente entre crianças.

Diante desses dados, tornou-se urgente uma campanha de conscientização mundial sobre os fatores de risco para o desenvolvimento e tratamento do diabetes e é o que propõe a OMS este ano a todos os países-membros da ONU, exceto Liechtenstein, e também dois não-membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook.

Considerando que o Brasil exerceu um papel fundamental no surgimento da OMS, sendo esta uma proposta de dois delegados brasileiros para a criação de um”organismo internacional de saúde pública de alcance mundial”, blogueiros, profissionais da saúde e portadores de DM recentemente foram surpreendidos com a pouca importância dada ao tema pelo Ministério da Saúde à recomendação da Organização.

Entende-se que o Brasil vive um momento de preocupação no que diz respeito à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o aumento de casos da Dengue, Chikungunya e, principalmente, Zika. O combate ao mosquito merece nossa grande atenção e é o que já vem sendo feito através de campanhas massivas de esclarecimento sobre os cuidados a serem tomados, veiculadas em rádios, tvs e jornais de todo o país e do mundo. A própria OMS já se pronunciou a respeito e demonstrou sua preocupação, o que não justifica o que vem ocorrendo nos últimos dias em nosso país.

Conforme a imagem abaixo, o Ministério da Saúde no Dia Mundial da Saúde 2016, dará ênfase ao tema do Aedes Aegypti, deixando o que foi proposto pela OMS para segundo plano.

Banner-D_Mundial_S-1x2
Imagem de divulgação do Dia Mundial da Saúde  2016 do Ministério da Saúde do Governo Federal: Enfrentamento ao Aedes e suas consequências.

Basta abrirmos um jornal, ligarmos a TV ou a internet para tomarmos conhecimento do descaso que vem ocorrendo, em várias localidades do País, no tocante à distribuição de insumos e medicamentos para os portadores de diabetes que dependem do SUS para cuidar de sua enfermidade. Isso sem falar da resistência do governo no que diz respeito ao fornecimento de análogos de insulina aos pacientes do SUS, entre outras questões.

Torna-se inadmissível que desvirtue-se uma recomendação mundial diante do caos em que se transformou o tratamento dado a quem tem diabetes neste país.

Não estamos aqui desprezando a urgência de um tema tão importante como a dengue e a Zika, mas afirmando que não se pode ignorar uma doença que, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atinge aproximadamente 14 milhões de pessoas em todo o Brasil e que a metade delas nem sabe que a tem. Uma grande oportunidade para dar-se um freio, ou pelo menos amenizar estes números, através de uma campanha de esclarecimento, está sendo perdida.

A cada dia entende-se menos o que ocasiona esse desprezo ao tema diabetes em terras brasileiras. Muitos são os esforços de associações, sociedades, blogs, publicações especializadas e profissionais da saúde para chamar a atenção para o assunto, mas todo seu trabalho acaba sendo prejudicado quando datas específicas de conscientização sobre o diabetes, são relegadas ao segundo plano e perdem sua força.

Como exemplo podemos citar o Novembro Azul do diabetes, que foi enfraquecido no Brasil em detrimento da campanha em prol do esclarecimento sobre o câncer de próstata, doença igualmente preocupante, mas cuja enorme campanha termina por acanhar a atenção dada ao diabetes no mesmo período.

O Doutor em Fisiologia Humana, Mark Barone, esclarece muito bem, no artigo “Novembro Azul, do diabetes ou da próstata?”, sobre a questão do Novembro Azul, afirmando que o “Mês Mundial do Câncer de Próstata e dos outros tipos de câncer que atingem os homens é setembro (“Blue September” ou Setembro Azul)”, mas que no Brasil adotou-se o mesmo mês que a campanha do diabetes, novembro, ofuscando a atenção que deveria ser dada também ao DM.

Com mais esse fato em torno do Dia Mundial da Saúde 2016, apesar de estarmos vendo que a imprensa, de uma forma geral, está dando ênfase ao tema proposto pela OMS – nada mais justo, sem desmerecer a campanha contra o mosquito – é evidente a frustração de pessoas que se dedicam às questões que envolvem o diabetes com a pouca importância dada ao assunto por parte do Governo Federal.

Seguiremos realizando nosso trabalho com a mesma força e dedicação, ainda que não tenhamos conquistado o respeito que merecemos dos órgãos públicos. Para quem “mata vários leões” a cada dia, não será um descaso evidente que nos irá esmorecer. Pelo contrário, quem lida com o diabetes diariamente sabe que tudo pode, menos render-se ao desânimo.

E vamos que vamos, firmes em nossos propósitos, realizando o “trabalho de formiguinha” e almejando a conquista de nosso merecido espaço, para levarmos ânimo e esclarecimento a quem precisa.

Participem com seus depoimentos do MAPA DO DESCASO DIABETES: http://www.adiabeteseeu.com/2016/03/mapa-do-descaso-e-os-numeros-aos-poucos.html?m=1

Se você é do Rio de Janeiro, responda o formulário que será entregue ao Ministério Público sobre o recebimento dos medicamentos no SUS: https://docs.google.com/forms/d/1lXeNQTl2X-18nq5QZxrGeH46JTCepIVBuQLb2EfZuQI/viewform

Faça a sua parte e esclareça-se sobre o diabetes acessando os links abaixo que serviram de fonte para este post.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2016, DIABETES: É PRECISO CUIDAR.

Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/2016/03/03/dia-mundial-do-diabetes-2014-press-release-2014/

ADJ Diabetes Brasil: http://blog.adj.org.br/diabetes-e-tema-do-dia-mundial-da-saude-instituido-pela-oms/

Artigo do Dr. Mark Barone: http://www.atribunamt.com.br/2015/10/novembro-azul-do-diabetes-ou-da-prostata/

SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia): http://www.endocrino.org.br/numeros-do-diabetes-no-brasil/

Campanha da OMS: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/es/

Portal da Saúde do SUS (Campanha do mosquito): http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22932&catid=25&Itemid=104

JustNews: http://www.justnews.pt/noticias/oms-dedica-o-dia-mundial-da-saude-em-2016-ao-tema-da-diabetes#.VwWhfJwrLIU

JCNet: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242952

Significados: http://www.significados.com.br/oms/

OMS e Zika: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/

 


Daniel Ramalho Studio 002 DM1Blogueiro, jornalista, editor do Blog Diabetes Esporte & Natureza, pedagogo, pós-graduando em “Educação em Diabetes” e “Psicologia Positiva e Coaching”, esportista amador, músico e ator. Convive com o Diabetes Mellitus tipo 1 desde 09/07/2008.
Praticante de esportes radicais com ênfase em Surf, Bodyboard e Skate, além de SUP (stand up paddle), ciclismo, natação e trekking, utiliza as atividades físicas como aliadas no controle glicêmico.
Profissionalmente dedica-se à composição de trilhas sonoras, administração escolar e ao jornalismo.


Logo DEN preta 2b

DIABETES, ESPORTE & NATUREZA © Todos os direitos reservados

http://www.facebook.com/diabetesesporteenatureza

http://www.facebook.com/groups/diabetesesporteenatureza

http://www.youtube.com/channel/UCFbpRwQC1m8HXrwOeFk504g

Jornalista responsável: Daniel Ramalho

Contato: diabetesesporteenatureza@gmail.com


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *