Por Daniel Ramalho

Ah… Todos gostaríamos de descobrir a fórmula da juventude, não é mesmo? Quem convive com uma doença crônica, que exige uma série de cuidados e que podem acabar causando um estresse a mais, talvez tenha um desejo até mais forte do que os demais, mas a verdade é que ainda não se descobriu a tão famosa fonte.
Por outro lado, equivoca-se quem pensa que não pode evitar o envelhecimento precoce de nossa mente. É… O corpo vai acompanhar um pouco também, mas ainda não se conhece o limite da mente, sua plasticidade e possibilidades na totalidade, ou seja, precisamos conhecê-la um pouco melhor.
Aprendizado e Juventude

Uma das coisas que mais chama a atenção de cientistas e curiosos da mente humana reside na capacidade de aprender coisas novas em qualquer momento da vida. E tal característica de nosso cérebro é tão poderosa, que arrisco-me a dizer que aprender novas coisas é um ato tão rejuvenescedor, que considero-o a verdadeira fonte da juventude.
Existem muitas teorias complicadas e mirabolantes, algumas baseiam-se nas mais puras evidências científicas, outras em crenças, mas todas estão concordam que aprender coisas novas faz com que nos sintamos vivos e recarrega nossas energias.
Quando nos limitamos a repetir o que já sabemos e aprendemos no passado, não saímos do lugar e você, caro leitor, deve estar de acordo comigo quando penso que a única coisa que os jovens não fazem, é ficar parado. Claro, a juventude pressupõe movimento, por mais preguiçoso que seja. Então, fechar-se a novas ideias, negar-se a capacidade de aprendizado em virtude da idade, é o que nos envelhece a mente, o corpo e a alma.
Aprendendo com o Diabetes

Quando se recebe o diagnóstico de uma enfermidade crônica, como o diabetes, um mundo novo se abre. Sim, eu sei, você não queria que ele se abrisse. Nem eu… Mas ele se abriu e não há como fechá-lo. Então só nos resta, aceitar e seguir adiante. Porém muitos tem uma resistência a mais e passam anos sem se dar a chance de recomeçar. O medo do novo e a vontade – ilusória – de viver os anos anteriores, sem a doença, vai consumindo aos poucos as energias de qualquer pessoa que se mantenha resistente à nova realidade imposta pela vida.
Eis aí uma grande oportunidade para se reinventar, ver a vida de outra forma e valorizá-la ainda mais. Ao aceitarmos as lições da vida, estamos aprendendo coisas novas, fazendo nosso cérebro trabalhar, utilizando a mente para dar a volta por cima e, por tabela, vamos aprendendo também a cuidar do corpo através da alimentação e das atividades físicas. Quer mais juventude do que isso? Perdão, mas eu não conheço.
A Pedagogia das Adversidades

Permita-se aprender com o diabetes e com a vida a qualquer momento. Só temos a ganhar com essa atitude, afinal, em qualquer circunstância, aqueles que obtém mais êxito e sobrevivem, quase sempre são os que possuem uma trajetória marcada pela adaptação a novas situações. Quando penso nisso, sempre me vem à mente uma frase do escritor Luis Fernando Veríssimo e que me foi apresentada em um momento muito conturbado de minha vida: “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”.
Lembro-me que na época eu a encarava como uma descrição do momento que vivia, talvez até para me vitimizar um pouco diante de tantos problemas que surgiram de uma só vez. Mas logo percebi que ela trazia em si, ao mesmo tempo, a essência da vida, da tal juventude e, de quebra, da evolução de nossas mentes. Claro. Quando a vida muda uma pergunta, temos a chance de encontrar novas respostas. Desta forma nos renovamos e adquirimos nova força para encarar os desafios.
Pare de se Boicotar
Deixe de lado as suas queixas. Elas só atrasam a sua vida e vão te envelhecendo e corroendo o coração sem que você possa perceber. Tente reclamar menos do seu tratamento, seu diabetes ou de suas agulhadas. Claro, estão longe de serem coisas agradáveis, mas representam uma oportunidade de aprender diariamente, pelo resto de sua vida.
Abra-se aos aprendizados que o diabetes pode lhe trazer, a novos pensamentos, novas formas de enxergar a vida e você verá o ganho de energia e disposição que passarão a fazer parte de seus dias. Se isso não for rejuvenescimento, não sei mais o que é.
Invista nisso. Uma mente mais jovem e uma maior sensação de satisfação com a vida sempre estarão entre os benefícios de uma postura mais otimista, resiliente e positiva.
Viva. Sorria. Aprenda.
Grande abraço,
Daniel Ramalho
Diabetes Esporte & Natureza
Blog Diabetes Esporte & Natureza
Nossos Projetos
CONHEÇA O
Bem-Estar, Potencialização de Qualidade de Vida, Desenvolvimento Pessoal, Otimismo e Resiliência no Tratamento do Diabetes.
Acesse www.diabeticoach.com.br
ou clique na imagem acima.
Vem aí uma nova edição do
Fiquem ligados!
Daniel Ramalho – Raquel Pilotto – Rodrigo Barbosa
Contato: trilhadainsulina@gmail.com
mas/mas