Coluna Diabetes PROatidade – Blog Diabetes Esporte & Natureza
Por Rodrigo Barboza
Sabemos que a prática de exercícios físicos é fundamental para qualquer indivíduo com diabetes. De repente, você está convencido, disposto e preparado para iniciar os exercícios e botar a glicemia em dia. Mas sempre há algo mais a ser pensado quando falamos em segurança. Devemos sempre nos perguntar: será que todas as medidas preventivas para os cuidados com o diabetes na hora do exercício físico foram tomadas?
Para responder a isso, vamos a um pequeno passo a passo:
1- Converse com seu médico
O ideal é avisar ao seu endócrino o início da prática de exercícios, pois se sua glicemia anda muito descompensada (com valores acima de 250mg/dl) determinados tipos de atividades podem promover o aumento da glicemia, que não é o que queremos. Por isso veja com ele se sua prática será segura e se tem algum horário ideal que ela deve ocorrer para melhorar a glicemia.
2- Alimente-se bem
Temos que tomar cuidado, principalmente com o pré-treino, para não comer demais e corrigir com pouca insulina e vice e versa. O ideal é sempre andar munido de balas e mel para corrigir uma hipoglicemia que eventualmente possa aparecer no meio do exercício. Em atividades que não estamos acostumados a fazer, é maior a probabilidade de terminarmos com hipo ou com hiper, até entendermos melhor como tal exercício funciona no nosso corpo e adequar as dosagens de insulina ou hipoglicemiantes para aquela prática.
3- Calçado confortável
É fundamental usar um bom calçado para uma prática segura de exercícios. Além de promover segurança e conforto, o calçado é ainda mais importante em casos de neuropatia diabética e para evitar que impactos provoquem problemas a longo prazo.
4- Saber o pico de ação da insulina
Ao treinar durante o pico de ação da sua insulina, você está mais sujeito a uma hipoglicemia. O pico de ação da insulina é o momento em que ela atua com maior força no seu corpo, abaixando a glicemia em maior velocidade. Saber o horário de pico e evitar treinar nesse horário ou se alimentar melhor caso vá treinar no pico, são estratégias importantes para nós.
5- Atenção a outros fatores
Nem sempre quem tem diabetes tem só diabetes. Então deve-se levar em conta outras patologias, machucados e lesões na hora de escolher a modalidade. Converse com seu médico e, se necessário, faça um ECC do coração para garantir que tudo está bem com o músculo mais importante do nosso corpo.
Em suma, estas são medidas simples que devemos ficar de olho e saber como intervir. Esses cuidados não são nada se comparados aos benefícios que os exercícios físicos promovem.
Bons treinos!
Até a próxima,
Rodrigo Barboza
Prof. de Educação Física
Instagram: @diabetes_exerciciofisico
Facebook: Diabetes e Exercício Físico
CONHEÇA O
BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!
Acesse www.diabeticoach.com.br
ou clique na imagem acima.
REVISTA ELETRÔNICA
Leia o nº 12 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.