imagem OLÁ, PESSOAL. SOU RODRIGO BARBOZA

Close Bio

Olá, pessoal. Tudo bem?! Me chamo Rodrigo Barboza, profissional de educação física e Dm1 há 12 anos. Venho por meio desse post, falar um pouquinho sobre mim e como foi meu diagnóstico, antes de iniciar o conteúdo que vai relacionar a importância e a influência do exercício físico na nossa glicemia de cada dia.

Início Difícil

Fiquei diabético na minha pré-adolescência, momento em que tinha medo de qualquer doença que passava na TV. De repente recebi o diagnóstico de uma doença sem cura, que até então conhecia muito pouco. Só não era totalmente desconhecida devido a ter uma prima mais velha com o mesmo diagnóstico.

O começo do tratamento foi terrível, pois aquele pensamento comum de quem não conhece a doença pairava sobre mim e minha mãe. Fiquei um dia na UTI e só saí do hospital depois de 12 dias, abaixo do meu peso e sendo acompanhado por uma péssima nutricionista: ela me passou uma dieta que não me deixou ganhar peso e isso afetou significativamente minha vida social, me levando a frequentar psicóloga durante 2 anos.

A Volta Por Cima

WhatsApp Image 2018-03-21 at 19.00.30

Depois desse tempo me senti muito mais forte, aceitando a doença, mais amadurecido e sendo acompanhado por uma boa nutricionista, o que me fez recuperar meu peso e minha autoestima.

Aos 17 anos comecei a praticar musculação e isso me deixava muito bem comigo mesmo, com meu corpo e com a minha glicemia. Se bem que naquela idade eu ainda não sabia controlar muito bem.

O Diabetes e a Carreira

Em época de vestibular, minha primeira opção chegou a ser jornalismo, mas acabei desanimando em relação ao curso e parti para minha outra paixão, o exercício físico, e através do Enem comecei a cursar.

Nessa época eu trabalhava sentado como auxiliar administrativo e via a diferença enorme da minha glicemia quando estava sentado e quando estava me movimentando, foi então que uni o útil ao agradável.

A ligação entre mim, a diabetes e o exercício físico só começou a aparecer de fato quando fiz meu TCC na faculdade sobre o tema. Foi quando conheci vários outros DM1, blogueiros e comecei a interagir com o meio.

Tratamento, Esporte e Vida Digital

Hoje em dia pratico musculação, o que melhora meu controle glicêmico durante o dia. Também tenho o meu instagram @diabetes_exerciciofisico, onde faço postagens, tiro dúvidas e monto planilhas online para alunos que estão interessados no meu trabalho. Participo de alguns eventos para os quais sou chamado, como a Colônia Azul – Diabetes Rio, do dr. Rodrigo Siqueira.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 19.00.25

Meu tratamento melhorou muito quando, na adolescência, troquei a insulina Regular pela ultra rápida. Sem falar da melhora que teve de um ano para cá com a contagem de carboidrato.

Nos próximos posts vou falar sobre o exercício físico em si e o diabetes: o que é necessário para um diabético iniciar a prática de exercício físico e em que situações o exercício físico pode acabar sendo prejudicial ao próprio indivíduo.

Até breve!

Rodrigo Barboza

Prof. de Educação Física

Instagram: @diabetes_exerciciofisico

Facebook: Diabetes e Exercício Físico


Assinatura Coluna Rodrigo Barboza


CONHEÇA O

Sendo feliz com diabetes

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

Leia o nº 11 da Revista EmDiabetes! Clique aqui ou na imagem acima.


2 comentários

  1. Tem 5 anos fui diagnosticada com diabetes tipo 2,a endocrinologista me passou metformina e dieta frisando que o tratamento era pra o restante da vida.Depois mudei de plano de saúde e tive que procurar outro médico quê tirou a medicação e agora sinto os mesmos sintomas de quando fui diagnosticada, não sei o que fazer.

    • Olá. Sou Daniel Ramalho.
      Relate ao seu médico os sintomas que acaba de nos dizer. Ele precisa saber disso o quanto antes para que possa lhe passar o tratamento adequado.
      De qualquer forma, a relação entre médico e paciente deve ser de confiança. Se você não se sente confortável com esse profissional, é sempre bom também buscar a opinião de outro.
      Mande notícias e melhoras.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *