imagem VOCÊ SABE O QUE COME?

logo-alianca-1

Uma campanha veiculada em várias mídias desde novembro, vem me chamando a atenção e, devido à importância do tema, decidi trazê-la ao nosso blog Diabetes Esporte & Natureza. Trata-se da campanha da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, chamada: “Você tem o Direito de Saber o que Come”, na qual defendem a ideia de uma sinalização mais eficaz nos rótulos de produtos, indicando suas características nutricionais.

O primeiro ponto que me despertou interesse é que vi, pela primeira, uma campanha que cita o diabetes especificar que algo pode causar o tipo 2 da disfunção, em lugar de generalizar diabetes como se fosse uma única coisa. Essa diferenciação é muito importante, mas frequentemente ignorada por campanhas e a maioria dos programas e matérias da grande imprensa, ficando o esclarecimento, normalmente, a cargo dos sites e blogs que abordam o tema diabetes.

Veja no vídeo abaixo:

Também me interessei pela campanha de uma forma geral, pois a Aliança defende uma proposta de rotulagem nutricional desenvolvida pelo Idec em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que, segundo a organização, está “amparada por diversos estudos e pesquisas científicas e de opinião e em sintonia com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)”.

O intuito é facilitar o acesso às informações dos rótulos de alimentos através de selos de advertência, informações mais legíveis com letras em tamanho e cores que facilitem a leitura, mais clareza na lista de ingredientes, exemplificação de porções reais e melhor comparáveis na tabela nutricional.

Para quem faz contagem de carboidratos, as informações nutricionais são de suma importância e não é difícil termos dificuldades em entendermos as letras miudinhas, com pouco contraste em relação à cor da embalagem do produto, em lugares com dobras e cortes… Enfim, considero extremamente necessário que se crie normas que facilitem o acesso às informações que precisamos para poder calcular as doses de insulina que precisamos diariamente e a cada refeição ou lanche.

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável enviará uma petição à Anvisa defendendo a necessidade de que se adote tal modelo de sinalização, alegando que todos temos direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e suas características, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Quem quiser assinar, é só clicar aqui, preencher seus dados, ler a petição e clicar em “EU APOIO” para participar e levar essa causa adiante.

Se não conseguir entrar na página da petição, clique no link a seguir: http://alimentacaosaudavel.org.br/campanhas/rotulagem/#close

Toda causa que apoie o acesso à informação sobre o que consumimos é de extrema importância para a nossa saúde. Se quisermos que algo mude, não adianta ficarmos parados criticando o que não dá certo. Temos que agir e participar.

Aí está uma boa oportunidade.

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes Esporte & Natureza


Assinatura Blog 003 set2017


CHEGOU21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

fb_img_1516157692020843411383.jpg

Leia no nosso nº 9! Clique aqui ou na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *