imagem CORPO E MENTE COM DIABETES: ESTAMOS EQUILIBRADOS?

man-2037255_960_720
imagem: Pixabay

Tem dia em que é difícil até levantar da cama, não é mesmo? E naqueles dias em que, para piorar, até a glicemia parece estar contra nós e ao raiar do sol já está nas alturas… Oh! Só dá vontade de deitar de novo, mas na maioria das vezes não é possível: temos que trabalhar pra comprar tirinhas de medição, canetas, remédios, insulina e muitas outras coisas para cuidarmos de nosso excesso de doçura.

Poderíamos ficar aqui no blog falando horas sobre o que pode causar essa surpresa desagradável no convívio com o diabetes, como o fenômeno do alvorescer, o efeito somoyi ou refeições fora de hora, mas nessas horas, o mais importante a fazer é manter a calma e corrigir.

Recentemente fui indagado sobre não passar aqui no blog algumas dicas sobre determinados procedimentos. Interpretei como um pedido de truques e pulos do gato. Sinto muito, não sei nenhum. O que aprendi sobre o diabetes foi fruto de muitas conversas com meus médicos, informações que busquei e observações que fiz sobre as reações de meu corpo ao tratamento do diabetes.

04abr2010 Penedo (17)

Tudo o que posso, publico aqui no blog Diabetes Esporte & Natureza, compartilhando meus conhecimentos com muito prazer, na realização de um trabalho que já realizo desde 2014. Só não publico coisas que não são de minha alçada e que só devem ser ditas por um profissional de saúde.

Mas por que digo isso tudo? Pelo simples fato de que, obviamente me interesso pela prevenção de questões como a exposta acima, mas o blog Diabetes Esporte & Natureza também se importa com a qualidade de seus pensamentos em situações como essa, o que também pode representar a própria prevenção.

De nada adiantaria explicar no blog o que fazer para evitar uma situação de perigo, se antes disso não nos preocupássemos em ajudar a pessoa a manter-se calma diante dos altos e baixos do diabetes e motivada a resolver suas questões e aceitar sua condição. Ter diabetes não é apenas uma questão corporal, a enfermidade pode causar impactos profundos em nossas mentes e talvez essa seja a razão de já ter feito tantas palestras e ter participado de programas de rádio e tv sobre o tema.

cropped-img_20141121_154849287.jpg
Palestra em Porto Alegre em 2014

Assim como na disfunção, no esporte isso também acontece: os fatores emocionais afetam diretamente os resultados obtidos por atletas com diabetes ou não. Desta forma, além de publicar sobre meus exercícios, minhas glicemias, meus sucessos e fracassos, considero que uma boa palavra na hora certa ou uma imagem positiva quando estamos para baixo, tem um poder transformador na mente das pessoas, podendo representar mais um empurrãozinho para mais uma conquista glicêmica ou esportiva.

2016-04-29_11.52.34
Tem dia que nada dá certo, até aprendermos a lição.

É nisso que me fio quando publico cada post: no impacto positivo que pode ter uma simples imagem de minha glicemia, seja ela boa ou ruim, pois cada uma, aproveitada no momento certo, pode ter um significado positivo na vida de alguém. Para isso uso o humor, minha facilidade de comunicação, minha sensibilidade artística e até imagens de minha vida privada em nome de um bem maior: motivar as pessoas com diabetes a se abrirem para a vida, em lugar de se enclausurarem na redoma do vitimismo, da revolta e da negatividade.

Cambalhota
Tudo depende do foco que damos: valorizar a vida ou o sofrimento?

Sermos felizes e levarmos alegria e motivação a quem já tem tão duras rotinas com o controle glicêmico é e sempre será a razão de ser do blog Diabetes Esporte & Natureza, por mais que alguns possam menosprezar o valor de nossa contribuição e trabalho.

Quem sou eu para esperar ser uma unanimidade? Sou apenas um cara com diabetes, que teve oportunidade de estudar bastante para aplicar na vida aquilo que aprendeu de mais importante: de nada adianta educação e diploma quando não percebemos que dentro de nós moram os nossos maiores inimigos, nossa negatividade e falta de respeito quanto ao sentimento alheio. Eu a combato todos os dias e tento me colocar no lugar dos outros o tempo todo. E você?

Que nos façamos essa pergunta diariamente em frente ao espelho e possamos ser mais otimistas e respeitosos com os sentimentos de quem trava as mesmas batalhas que nós. Estamos todos no mesmo barco. Equilibremos um pouco mais a importância que damos à relação entre corpo e mente. Isso pode representar o sucesso de todo um tratamento.

Grande abraço e vamos em frente!

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes Esporte & Natureza


Assinatura Blog 003 set2017


CHEGOU

21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!

Acesse www.diabeticoach.com.br

ou clique na imagem acima.


REVISTA ELETRÔNICA

25157900_1944150265906196_4152001826711819363_n

Leia no nosso nº 8! Clique aqui ou na imagem acima.


2 comentários

  1. Não estou conseguindo acompanhar todas as matérias desse blog, mas hoje por acaso, sqn (nada é por acaso)
    li essa matéria e gostei muito. Acho que você escreveu o que eu quero tanto que as pessoas escutem ou leiam.
    Somos diabéticos e somos humanos, não temos o controle de tudo o tempo todo, mas podemos e devemos aprender a lidar com nosso fracasso e sucesso, sempre fazendo o nosso melhor. Sabendo que mesmo assim, não seremos perfeitos.
    A mente é grande comandante dessa vida. Saber agir na hora e de maneira certa é uma boa maneira de conviver com o diabetes.
    Somos todos únicos e o autoconhecimento é um grande aliado quando queremos um bom controle glicêmico.
    Abr

    • Obrigado pelo feedback, Kátia. Sim, infelizmente vivemos em um mundo onde as questões psicológicas são sempre deixadas para segundo plano, menosprezadas ou tratadas como vaidade ou mentira… Temos muito o que evoluir, mas vamos seguir em nosso trabalho de formiguinha. Hahaha.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *