imagem DIABETES INFORMAÇÃO & PROPÓSITO

Por Daniel Ramalho

20171002_215927

Envolvido com tantas mudanças em minha vida, ando meio pensativo sobre algumas questões que me incomodam em mim mesmo e em outras pessoas. Sim, temos que fazer esse exercício com alguma frequência. O mais curioso é que na maioria das vezes percebo que o problema não está em um ato ou algo que foi dito, mas naquilo que estamos dispostos a pensar sobre tal ação ou pensamento verbalizado.

Me preocupa o quanto esses incômodos podem boicotar nosso próprio tratamento, seja na questão emocional imediatamente envolvida ou, a médio prazo, o peso que interpretações mal humoradas ou negativas podem exercer na motivação que devemos manter em nosso tratamento.

Como comentei no último texto (Carta à Negatividade), nem tudo é ruim quando estamos negativos. Que atire a primeira pedra aquele que nunca se mostrou pessimista em determinado momento da vida. Essa negatividade pode nos livrar de muitos perigos, nos tornar mais precavidos, atuar como uma proteção contra riscos iminentes. O problema é quando ela é exagerada. Aí, ninguém merece! Haja paciência para suportar pessoas muito pessimistas, negativas, vitimistas e que vivem reclamando.

Desde que entrei nesse curioso mundo digital das pessoas demasiadamente açucaradas, ao criar o blog Diabetes Esporte & Natureza, em 2014, noto, diariamente, que muitos andam sem a mínima esperança de melhorarem seus tratamentos, ainda que tenham condições de fazê-lo, sejam financeiras, físicas ou mentais. Percebo que a falta de um propósito é um dos fatores cruciais nesse desânimo, ao lado da quase ausência de paciência e de muita vergonha de sua condição…

Você já parou para pensar no que pode ganhar se começar a se cuidar agora ou retomar seu tratamento com a mesma dedicação de antigamente? Você já se permitiu contar aos seus amigos que têm diabetes? Já explicou a eles do que se trata a disfunção, em lugar de só reclamar que ninguém te entende? Já caiu a ficha de que o simples fato de contar às pessoas que tem diabetes pode salvar sua vida em uma emergência, como em uma hipoglicemia severa?

Informar-se e informar a quem não sabe também faz parte do tratamento do diabetes, essa disfunção que exige que estudemos e que levemos conhecimento a outras pessoas, para, um dia, eliminarmos os preconceitos e mitos que nos deixam chateados.

Pense nisso: busque uma razão maior para se cuidar, informação para aplicar e seja paciente para explicar a quem não entende o que acontece em seu corpo.

Ninguém fará isso por você. Ninguém fará isso por nós!

Grande abraço,

Daniel Ramalho – Diabeticoach

Blog Diabetes, Esporte & Natureza


Assinatura Blog 003 set2017


ESTÁ CHEGANDO

21616546_507560499604571_3554556279413164762_n

BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E RESILIÊNCIA NO TRATAMENTO DO DIABETES!


REVISTA ELETRÔNICARevists-Em-Diabetes-5

Leia no nosso nº 5! Clique aqui ou na imagem acima.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *