imagem DIABETES ESPORTE CLUBE: SCOTT DUNTON

Por Daniel Ramalho

resort15 B
Foto: Api.ning.com

Retomando um projeto elaborado ao criar o blog DIABETES ESPORTE & NATUREZA, inauguramos hoje nossa coluna DIABETES ESPORTE CLUBE. Na verdade ela já foi inaugurada informalmente contando um pouco da história do jogador de futebol Nacho Fernandez, do Real Madrid, mas hoje formalizamos o nascimento desse espaço que trará, a cada duas semanas, um exemplo inspirador de atletas que convivem com o diabetes, sem deixar que a disfunção os impeça de exercer suas profissões no mundo dos esportes.

O esportista de hoje não foi escolhido ao acaso. Poucos sabem, mas a ideia da criação do DIABETES ESPORTE & NATUREZA veio do meu desejo de encontrar adeptos dos esportes que mais amo, os radicais, principalmente o surf e o bodyboard, para que pudéssemos conversar sobre nossas rotinas e formas de controlar o diabetes para que a enfermidade não interferisse em nossa prática esportiva.

Scott DuntonO herói que trazemos hoje foi o primeiro que mereceu um banner em nosso blog (ao lado) e que me propus a escrever sobre sua experiência aliando sua profissão ao controle glicêmico, mas como a vida dá voltas, o projeto acabou sendo adiado.

Antes tarde do que nunca, aqui estamos apresentando Scott Dunton, surfista profissional americano que lida com o diabetes tipo 1 desde os 16 anos de idade e que não deixou que isso o atrapalhasse em seus planos.

Praticante de Pólo Aquático, Esqui aquático, Wakeboarding, entre outras modalidades esportivas praticadas na água, Dunton começou a surfar aos 5 anos de idade e desde então nunca mais parou.

Seu diagnóstico ocorreu de maneira inusitada: ao começar em um novo emprego, a empresa solicitou exames admissionais. Passou em todos os testes, inclusive o de drogas, mas o médico o alertou que havia uma grande concentração de açúcar na urina. Com apenas 16 anos e sem saber muito sobre o diabetes, não se alarmou muito, mas ao ver a reação desesperada de sua mãe, percebeu que o assunto era sério: “…e quando a enfermeira disse que eu teria que aplicar injeções todos os dias eu fiquei nervoso”, disse o atleta em entrevista ao site especializado “diabetes1.org”.

scott-dunton-walking diabetes daily
Imagem: Diabetes Daily

O primeiro ano de diagnóstico foi muito difícil para o californiano, pois realmente afetou sua rotina de treinos e teve que lidar com todo o receio, tanto de seus médicos como o seu próprio temor por ainda conhecer pouco sobre o tratamento e as reações de seu corpo, mas ao encontrar outro médico que pensava de forma diferente, foi aprendendo a lidar com o diabetes e teve autorizado o seu tão esperado retorno às ondas: “Ele simplesmente me ensinou a me cuidar e, em lugar de me assustar, apenas me alertou sobre tudo o que poderia acontecer e como eu poderia evitar que esses problemas ocorressem”, conta o surfista, atualmente com 30 anos de idade.

Dunton considera que o uso de uma bomba de insulina foi um divisor de águas em seu tratamento, pois passou a controlar melhor suas glicemias antes das competições e sessões de surf:  “Eu nunca voltaria a tomar injeções depois de experimentar isso (a bomba)”, afirma, complementando que usando também um sensor de monitoramento glicêmico, realiza muito menos testes de ponta de dedo diariamente.

Hoje, Scott Dunton é um grande incentivador da prática esportiva como aliado no tratamento do diabetes. Segundo o site DiabetesHealth esse seu lado despertou ao ajudar a uma criança que estava muito triste em um hospital que na noite anterior havia beirado um coma e que naquela manhã tinha recebido o diagnóstico de diabetes tipo 1. O atleta classifica esse momento como uma “experiência profunda”: “Era estranho como nos parecíamos um ao outro. Eu nunca havia estado naquela posição de me sentir à vontade para ajudar a alguém em um momento tão difícil”.

5693 diabetesheath
Imagem: DiabetesHealth

Ter diabetes nunca foi e nunca será fácil para ninguém, mas Dunton considera que não se deve ter vergonha de conviver com a disfunção, como ele próprio teve por algum tempo, e isso quase lhe custou a vida. “Não havia muitas pessoas que soubessem que eu tenho diabetes e certa vez algo realmente ruim me aconteceu justamente por não saberem de minha condição”, assume. Temendo que seus amigos não o quisessem mais por perto, o surfista escondia o diabetes tipo 1, até que um dia decidiu que quem quisesse ser seu amigo o seria com ou sem diabetes. É ou não é para admirar a postura desse grande guerreiro?

Otimista e de bem com a vida, Scott Dunton considera que para esportistas que tem diabetes “O mais importante a se lembrar é que mesmo vivendo com diabetes, temos a mesma chance de sermos os melhores do mundo do que qualquer outra pessoa. As únicas coisas que temos a fazer são checar nossas glicemias e nos cuidarmos não apenas para agradar nossos familiares ou médicos. É mais uma questão de se sentir melhor e competir com suas habilidades nas melhores condições possíveis”, conclui o surfista profissional que, através do esporte já surfou as ondas mais cobiçadas de todo o mundo.

Querem conhecer um pouco mais sobre Scott Dunton? Então acessem abaixo os artigos, vídeos e entrevistas (em inglês) que serviram de fonte para esse post e deixem-se inspirar por uma história de vida e superação tão bacanas.

Diabetes1.org: http://diabetes1.org/News/Scott_Dunton_Living_with_Diabetes_In_and_Out_of_the_Water

DiabetesHealth: https://www.diabeteshealth.com/SCOTT-DUNTON-DIABETES-AT-16-AND-A-NATIONALLY-RECOGNIZED-SURFING-SENSATION-AT-21/

Entrevista à DiabetesHealthTV em dois vídeos:

 

 

Grande abraço e até breve com mais um DIABETES ESPORTE CLUBE no DIABETES ESPORTE & NATUREZA.

DANIEL RAMALHO

DIABETES ESPORTE & NATUREZA

Foto 1 e 2: api.ning.com

Foto 3: keyvive.com (DiabetesDaily)

Foto 4: diabeteshealth.com


Assinatura Blog


Banner horizontal SEJA NOSSO PARCEIRO


 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *