Por Daniel Ramalho
Retomando um projeto elaborado ao criar o blog DIABETES ESPORTE & NATUREZA, inauguramos hoje nossa coluna DIABETES ESPORTE CLUBE. Na verdade ela já foi inaugurada informalmente contando um pouco da história do jogador de futebol Nacho Fernandez, do Real Madrid, mas hoje formalizamos o nascimento desse espaço que trará, a cada duas semanas, um exemplo inspirador de atletas que convivem com o diabetes, sem deixar que a disfunção os impeça de exercer suas profissões no mundo dos esportes.
O esportista de hoje não foi escolhido ao acaso. Poucos sabem, mas a ideia da criação do DIABETES ESPORTE & NATUREZA veio do meu desejo de encontrar adeptos dos esportes que mais amo, os radicais, principalmente o surf e o bodyboard, para que pudéssemos conversar sobre nossas rotinas e formas de controlar o diabetes para que a enfermidade não interferisse em nossa prática esportiva.
O herói que trazemos hoje foi o primeiro que mereceu um banner em nosso blog (ao lado) e que me propus a escrever sobre sua experiência aliando sua profissão ao controle glicêmico, mas como a vida dá voltas, o projeto acabou sendo adiado.
Antes tarde do que nunca, aqui estamos apresentando Scott Dunton, surfista profissional americano que lida com o diabetes tipo 1 desde os 16 anos de idade e que não deixou que isso o atrapalhasse em seus planos.
Praticante de Pólo Aquático, Esqui aquático, Wakeboarding, entre outras modalidades esportivas praticadas na água, Dunton começou a surfar aos 5 anos de idade e desde então nunca mais parou.
Seu diagnóstico ocorreu de maneira inusitada: ao começar em um novo emprego, a empresa solicitou exames admissionais. Passou em todos os testes, inclusive o de drogas, mas o médico o alertou que havia uma grande concentração de açúcar na urina. Com apenas 16 anos e sem saber muito sobre o diabetes, não se alarmou muito, mas ao ver a reação desesperada de sua mãe, percebeu que o assunto era sério: “…e quando a enfermeira disse que eu teria que aplicar injeções todos os dias eu fiquei nervoso”, disse o atleta em entrevista ao site especializado “diabetes1.org”.
[…] no blog DEN no dia 26 de abril, no primeiro post oficial da nossa coluna Diabetes Esporte Clube (Diabetes Esporte Clube: Scott Dunton), para a minha surpresa, Scott curtiu a postagem do blog no Instagram e comentou com vários sinais […]