imagem DIABETES ESPORTE CLUBE: NACHO FERNANDEZ

NACHO FERNANDEZ

CHUTANDO O DIABETES PARA ESCANTEIO

Por Daniel Ramalho

Nacho 001
Imagem: EFE

O que você faria se fosse um adolescente que sonha em ser jogador de futebol e recebesse o diagnóstico de diabetes? Pois foi o que aconteceu, aos 12 anos, com o jogador do Real Madrid, Nacho Fernandez, que apesar da pouca idade, não se deixou abalar e há pouco tempo, no programa de rádio “El Larguero”, da Espanha, afirmou que a descoberta da disfunção tão jovem o fez amadurecer mais cedo: “Desde pequeno notei que não podia ir a qualquer lugar sem levar minhas coisas para me cuidar. Isso te faz mais responsável”.

Jogador de defesa, mas utilizado pelos técnicos em outras posições, Nacho se adapta às dificuldades do diabetes com a mesma naturalidade e considera que a doença não o afeta negativamente. “Se você se cuida, faz o que tem que fazer e vai ao médico, se sente uma pessoa completamente normal”, conta a Manu Carreño, jornalista da “Cadena Ser”.

Nacho EFE 002
Imagem: EFE

Por outro lado, o diagnóstico não foi tão tranquilo: inicialmente disseram que ele teria que deixar de jogar, mas alguns dias depois, seu médico desmentiu essa informação e lhe afirmou que se tivesse cuidado, poderia seguir a carreira sem nenhum problema, acabando com um sentimento ruim que teve por 3 dias entre a descoberta da disfunção, um prognóstico negativo e a consulta com o profissional que lhe deu essa grande notícia.

Títulos

Amante da leitura de romances, Fernandez, aos 27 anos já acumula em seu currículo títulos importantes como La Liga (campeonato espanhol da primeira divisão), a Supercopa da Espanha, Copa do Rei, 2 Ligas dos Campeões da UEFA, Supercopa da UEFA, 2 Mundiais de Clubes da FIFA e já jogou pela seleção espanhola. Nada mal para quem um dia chegou a temer por sua carreira por conta de uma enfermidade supostamente limitante.

Perguntado por Carreño sobre qual mensagem mandaria aos jovens que querem praticar esportes e têm diabetes, Nacho foi direto ao ponto: “Muita gente quando descobre o diabetes se surpreende. Dizem que é impossível (praticar esportes profissionalmente), mas eu digo que se nos cuidamos, podemos fazer de tudo. Eu gosto de praticar triatlo, biatlo, pedalar, correr… não há impedimentos e podemos fazer absolutamente tudo”.

Nacho EFE 001
Imagem: EFE

O espanhol Nacho Fernandes entra em campo na próxima quarta-feira (12/04/2017), no confronto do Real Madrid, atual líder do campeonato espanhol, contra o Bayern de Munique, pelas quartas de final da UEFA Champions League, e é, com certeza, uma dessas pessoas que nos servem de inspiração para que não deixemos o diabetes nos impedir de realizarmos nossos sonhos.

Nossas lutas podem ser um pouco mais difíceis, mas como o próprio Nacho disse em entrevista ao Marca da Espanha: “É uma enfermidade real, mas quando você faz as coisas bem e se cuida, até faz com que você seja melhor”.

Positividade e determinação sempre!

Grande abraço,

DANIEL RAMALHO

DIABETES ESPORTE & NATUREZA

Fontes:

UOL ESPORTE: https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/04/04/curinga-de-zidane-tem-diabetes-nao-se-machuca-e-e-louco-por-livros.htm

Entrevista com Nacho Fernandes (El Larguero): http://cadenaser.com/programa/2016/11/11/el_larguero/1478896904_583616.html

Eurosport: http://www.eurosport.es/futbol/la-enfermedad-que-no-impide-a-nacho-triunfar_sto5944808/story.shtml

Entrevista com Nacho Fernandes (Marca): http://www.marca.com/futbol/real-madrid/2016/11/10/582445faca47411d698b45e2.html


Assinatura Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *