imagem VENCENDO O CANSAÇO

Por Nutridocinha

Maria Fernanda Pacheco

sleeping-capa

Fala galera, tudo sob controle?

Bom, essa semana eu estive com as glicemias fora do controle. Hiperglicemias me apavoraram daí usei insulina a mais, tive hipoglicemia forte, mas entre escorregões e topadas, estou aqui.

E isso me fez parar e pensar que eu realmente gosto de lidar com desafios, superar, encarar, melhorar, surpreender, me recuperar, mas dessa vez eu cansei.

Sabe, são mais de 20 anos de diabetes, é normal bater o cansaço.

Quem não liga para as glicemias, o controle, talvez não sinta esse cansaço, mas quem quer estar com glicemias controladas, saúde em dia, pensando positivo, chegar no final do dia e saber que fez o seu melhor e cumpriu suas tarefas com o seu diabetes… As vezes, cansa!!!!

Pensamos: 1 dia de folga, 1 semana de cura, 1 mês sem furar dedo, sem contar carboidratos, sem calcular correções e insulinas.

Mas e aí? Quando nós cansamos, nós desistimos?

Não. Não podemos desistir de nós mesmos, porque amanhã é um novo dia, e mais desafios pela frente. Não podemos desistir de nós mesmos.

Uma vez alguém me falou que cada um tem sua mala pra carregar, enquanto somos pequenos, os pais carregam nossas mochilas, mas conforme vamos crescendo devemos poupar os nossos pais, pegar nós mesmos as nossas mochilas e malas, e partir. Nós e nossa bagagem, nossas roupas, nossas histórias.

frog-897419_1920E de fato, se pensarmos que o diabetes é uma mala de viagem (e temos literalmente uma malinha = kit de insumos), não podemos deixar para outra pessoa carregar, ela é nossa. E se abandonarmos nossa “mala”, ficaremos sem “roupas”. Se ela está pesada, a gente para, respira, descansa, pega novamente e continua a colecionar histórias, amigos, experiências, testes, exames, etc.

E quanto mais leve for a mala, mais fácil de carregar, então a gente precisa parar e vasculhar a mala periodicamente, também, para ver se o que estamos carregando é realmente necessário e se é o que precisamos.

No controle o que pesa mais pra você? Se é o exercício ou a alimentação ou o emocional ou a medicação… Não importa! Acredito que é possível redistribuir o peso, organizar, respirar e seguir em frente.

O diabetes nos desafia todos os dias e a cada dia podemos aprender com ele. Abandonar não é o caminho, ou melhor, é um dos caminhos, mas você vai sentir falta das suas coisas, quando tiver que pegar mala de outras pessoas emprestada por ter abandonado a sua (que podia ser mais leve).

Então essa semana eu cansei, parei, questionei, reclamei, respirei, dormi, e no outro dia tomei bastante água, me alimentei melhor ainda, fiz mais testes de glicemia, contei melhor meus carboidratos, fiz meu treino com toda garra que podia e pensei em cada docinho que me motiva, pensei na energia boa do Diabetes Esportes & Natureza e venci o cansaço.

Cansaço? Alguém falou em cansaço? Não, meu bem, eu disse superação!!!!!!

Vamos galera!!!!! Estamos juntos e sim, nós podemos tudo!!!!!

girls-407685_1280

Um beijo doce e até a próxima!

Foto Maria Fernanda Pacheco 2perfil3-01

Instagram: @nutridocinha

Facebook: Maria Fernanda Pacheco (Nutridocinha)

E-mail nutri.ferpacheco@gmail.com


Um comentário

  1. Excelente texto, adorei! Além dos problemas e das dificuldades, temos que aprender superar todos os desafios do dia a dia, sem desanimar. Afinal, um bom controle da Diabetes NÃO combina com desanimo ou cansaço! RicBrandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *