imagem 14 DE NOVEMBRO É DIA DE MUDANÇAS

por Nutridocinha

Maria Fernanda Pacheco

dmd-logo

Nosso dia está chegando e com ele vem a lembrança de que na história do diabetes as pessoas que tinham esse diagnóstico não tinham chance de viver por muito tempo. Era preciso parar de comer, para tentar reduzir a glicemia e fazer a pessoa viver por mais tempo, mas tínhamos situações gravíssimas de desnutrição e as pessoas morriam pelas glicemias elevadas (descontrole) ou por inanição.

 Nosso dia é 14/11, pois essa é a data de aniversário do dr. Frederick Banting, que descobriu a insulina para nosso tratamento.

E o que seria de nós sem as elas e seus análogos, não é mesmo?

 nurse-527615_960_720Esse dia é marcado por eventos no mundo inteiro, com atividades educativas, ações preventivas e muita troca de conhecimento, informação e experiência.

O mês de novembro é marcado pela cor azul de duas formas: uma em referência ao diabetes e a outra pelo câncer de próstata.

Então, vamos aproveitar o mes, a oportunidade de aprender mais e melhorar nossa saúde.

Novembro deve ser o mês da prevenção, do cuidado, do controle, do melhor que pudermos.

 Se você não tem diabetes, cuide-se, previna-se. Como?

 Tome mais água, consuma mais alimentos e menos rótulos. Pratique algum exercício físico diariamente (que te dê prazer), mastigue devagar, faça exames regularmente. Faça os tratamentos de forma responsável.

E se não sabe como melhorar, procure ajuda de profissionais.

Há muitos mitos sobre o diabetes e muitos sobre alimentação.

Hoje só quero dizer que não importa no que você acredita que possa te ajudar no controle do diabetes: se em chá, diet, zero, dukan, paleo ou o que for, mas não podemos deixar de usar os medicamentos, não podemos deixar de monitorar as glicemias, ter nossa saúde no controle. Não podemos brincar com a nossa saúde. Ela é o que temos de mais precioso.

Se você acredita realmente que algo faça bem para você, comprove, eu sou a favor que você faça, mas cuide do conjunto, do todo, não de uma coisa isolada, veja ela de vários ângulos.

Um chá de pata de vaca pode ser hipoglicemiante, mas se você tomar em excesso pode ser tóxico e se confiar nele como medicamento, ele pode não fazer o efeito que você esperava e complicar sua saúde.

 É através da alimentação que nutrimos nossas células, nosso corpo e mantemos nossa saúde melhor ou pior. Se cuidarmos da nossa alimentação, já estaremos contribuindo com o controle do diabetes também.

Se queremos mudar resultados, é preciso mudar os estímulos. Se quisermos melhores glicemias, temos que conquistar. E isso é dia a dia, desafio a desafio, escolha a escolha.

E é um círculo, o nosso círculo.

cropped-capa-blog-versc3a3o-apostrophe-den-novembro-azul-1.jpg

 Bom Dia Mundial do Diabetes para nós!!!!!

Instagram: @nutridocinha

Facebook: Maria Fernanda Pacheco (Nutridocinha)

E-mail nutri.ferpacheco@gmail.com


 

Um comentário

  1. Parabéns Fernanda; por esclarecer; orientar; e principalmente , concientizar a gravidade; os riscos; e quanto é importante as pessoas se cuidarem. Diabetes bem cuidada; você pode viver sem riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *