imagem BEM-ESTAR NO FIM DE SEMANA

Banner horizontal SEJA NOSSO PARCEIRO

Por Daniel Ramalho

18jan2011-40b

Ao longo da vida, já escutei as mais variadas desculpas para não se praticar esportes no fim de semana e feriados. Quando a pessoa mantém uma rotina de atividades físicas e encara esses dias como um momento de descanso para os músculos e o corpo de uma forma geral, isso é perfeitamente compreensível e saudável, mas quando não se mantém uma rotina tão desgastante de treinos, como duas ou três vezes na semana, não há nada que justifique.

Pois é ao pessoal que faz pouco exercício durante a semana que me dirijo hoje: vocês não sabem o que estão perdendo!!!

skate-paineiras-mai2014
Domingão de Skate nas Paineiras – Rio de Janeiro.

Longe de mim querer fazer a defesa do chamado “atleta de fim de semana”, prática que expõe seus praticantes a certo risco, mas quanto aos que já praticam algo nos dias chamados úteis, podem aproveitar o sábado, o domingo, o feriado ou os três: todo dia é útil para quem quer manter a forma e cuidar da saúde através das atividades físicas, sempre lembrando que há de se reservar também o dia de descanso, hein!?

Em primeiro lugar, sempre frisamos que é muito importante que antes de começar qualquer atividade e rotina de treinos, deve-se consultar um profissional de educação física e seu médico para encontrarem as melhores atividades para cada um, principalmente levando em consideração que temos diabetes e devemos tomar todos os cuidados possíveis.

21dez2013-57
Esporte e amigos: uma boa combinação.

Eu pratico os mais variados esportes e pelas características dos meus preferidos, o fim de semana sempre teve um gostinho especial. É como se o esporte praticado nesses dias não fosse simplesmente uma prática rotineira, mas um ótimo lazer.

Sempre curti muito o Surf, o Skate, o Bodyboard, as Trilhas, todos esportes em contato com a natureza, e não há momento melhor para praticá-los do que nos dias em que não trabalho ou estudo. Sempre colhi ótimos frutos desse hábito, que vai além do campo dos benefícios corporais.

13mar2015-9
Com a esposa e o amigo Pablo Silva aproveitando o sábado para uma trilha na Floresta da Tijuca, com direito a cachoeira.

Aproveitar os dias livres para fazer o esporte que se gosta pode ser uma ótima oportunidade para reunir os amigos, principalmente se levarmos em consideração que em dias de Whatsaap e Facebook, é cada dia mais raro encontrarmos nossos companheiros de papo e brincadeiras. Fazer exercícios juntos pode ser um grande estímulo para manter a pegada e não sucumbir à preguiça, pois amigo que é amigo cobra o outro e não perde uma oportunidade de nos dar uma zoada na frente de todos se faltarmos ao treino. Não é mesmo? Hahaha!

dsc09304
Esporte, diversão e amigos na manhã de domingo… Tem como não curtir?

Outro lado muito bacana de nos exercitarmos nesses dias é que costumamos começar o dia realizando as atividades e desta forma nos disciplinamos a levantarmos da cama mais cedo e os dias rendem muito mais. É como se o fim de semana ou feriado ficassem maiores. Ótimo isso, não?

Para os mais festeiros, convivendo com o diabetes e tendo que controlar a glicemia, uma boa festa pode ser uma grande tentação para comer. Aaaaaah! Como é bom comer, não é mesmo? Mas e se em lugar de ficarmos de cara feia porque não podemos devorar todos os doces que queremos, dermos aquela caminhada, corrida ou pedalada pela manhã para podermos ter um pouco mais de liberdade para saborear aquele quitute da festinha da tarde ou da noite?

DCIM100MEDIA
O esporte também pode aproximar a família. Stand Up Paddle no Forte de Copacabana – Rio de Janeiro.

Além disso, praticar atividades físicas no fim de semana ou no feriado representam uma ótima estratégia para desestressar da semana de trabalho que passou e se preparar para começar a seguinte com disposição máxima e produzir muito sem tirar o sorrisão do rosto.

Então, vamos separar o short, o bermudão, a prancha, o tênis ou qualquer outro apetrecho esportivo para aproveitarmos o fim de semana que vem ao máximo?

Falem com seus médicos e profissionais de educação física e aproveitem melhor a vida colocando esportes que te deem muito prazer nos dias livres! Sua glicemia agradece e sua mente e corpo agradecem muito mais!

Repito: VOCÊS NÃO SABEM O QUE ESTÃO PERDENDOOOO!!!

Levantem do sofááááááááá!!!

Vamos que vamos!!!

Colocando a carcaça pra trabalhar e queimar glicose!

Grande abraço,

DANIEL RAMALHO

DIABETES ESPORTE & NATUREZA


Banner horizontal SEJA NOSSO PARCEIRO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *