imagem FLEXIBILIDADE E FELICIDADE

Por Nutridocinha

Maria Fernanda Pacheco

imagem-principal

O diabetes é um sofrimento pra você?

Quem tem diabetes necessariamente vai amputar pernas, ter deficiência visual ou ter problemas nos rins?

Tem gente usando isso para vender seus pacotes de produtos pela internet, prometendo reversão do diabetes, falando que se temos diabetes, sofremos muito… E quem não sofre nesse mundo?

Se você acha que ter diabetes vai te levar obrigatoriamente a ter complicações, recomendo que se informe sobre histórias de sucesso no tratamento de nossa disfunção. Conheça a Joslin, por exemplo: é o mais renomado centro de estudos em diabetes do mundo e eles desenvolveram premiações para as pessoas que convivem com o diabetes há 25, 50, 75 ou mais anos, sem complicações:

http://www.joslin.org/medalist/background.html

ou

http://www.joslin.org/joslin_medalist_program.html

Viver com qualidade, saúde e felicidade com o diabetes É FATO, se nos propusermos a tal.

Eu convivo com essa condição há 23 anos (quase uma Joslin Medalist- rsrs). E posso dizer que a minha experiência com o diabetes me trouxe amigos, aprendizado, autoconhecimento, práticas saudáveis e, há anos, é a ele que me dedico pessoal e profissionalmente.

O diabetes, ao longo da história, levou pessoas à morte por inanição (desnutrição grave) até que surgiu a insulina (graças à indústria farmacêutica e aos pesquisadores envolvidos) e a partir disso, são inúmeros estudos sobre as causas e os tratamentos para essa disfunção.

Temos tanta qualidade de vida hoje, tantos tratamentos e tecnologias…

watermelon-846357_1920De lá pra cá muitos buscam a praticidade, a liberdade, o conforto no tratamento do diabetes. Enquanto isso alguns tentam nos convencer a voltar à pré-história, quando era preciso restringir a alimentação para viver um pouco mais.

Eu não caio nessa!

Há mais de 20 anos vem sendo aprimorada uma técnica nutricional chamada de Contagem de Carboidratos. Conhecem?

Ela pode ser seguida por quem tem diabetes tipo1 e tipo 2, nos dá liberdade de escolher todos os tipos de alimentos, sem restrição. Funciona muito bem dentro de um contexto de alimentação saudável, mas não te exige somente alimentos diets, nem exclusão de tubérculos (batatas, aipim, etc.).

stretch-70382_1280
Ser flexível é uma das principais questões para o sucesso de um projeto de vida saudável. Imagem: Pixabay

A contagem nos oferece maior flexibilidade (liberdade) na alimentação, de acordo com nosso estilo de vida.

O objetivo é proporcionar o equilíbrio entre a glicemia, a quantidade de carboidratos ingerida e a quantidade de insulina necessária para “queimar” esse açúcar.

As pessoas que não tem problema com restrições que as façam, que testem, que experimentem essas dietas “maluconas” aí, mas precisamos lembrar sempre que ter saúde é viver em equilíbrio e comer de tudo um pouco.

Em minha vida pessoal e profissional, cada vez mais percebo que restrições não nos fazem bem e não nos ajudam a controlar o diabetes a médio e a longo prazo.

Tenhamos hábitos saudáveis, aqueles que todos deveriam ter, independente de terem diabetes ou não e viveremos com mais saúde e alegria.

Obrigada! E até o próximo post.

Foto Maria Fernanda Pacheco 2LOGO-NUTRIDOCINHA-PRINCIPAL-SEMFUNDO-EMAIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *