Por Daniel Ramalho
Já diria o sábio pensamento popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Foi assim que milhares de pessoas que acompanham blogs, páginas, influenciadores digitais, profissionais das área de nutrição, psicologia, medicina, educação física, entre outros dedicados ao diabetes encararam as denúncias veiculadas na noite do dia 28/08/2016 durante o Fantástico, revista semanal da Rede Globo de televisão: a pedra furou, pois nós que temos diabetes – a parte mais frágil de uma relação que envolve profissionais, pacientes e pessoas que visam apenas o próprio benefício – insistimos em nos fazer ouvir mesmo após sermos expostos a tanto tempo de publicidade e supostos programas jornalísticos que insistiam em dizer que nosso sacrifício diário era em vão, que todos os nossos médicos estariam errados e que apenas um estaria certo.
Desde que criamos o DIABETES ESPORTE & NATUREZA há quase dois anos (até mesmo antes disso, quando de meu diagnóstico em julho de 2008), nos deparamos com inúmeras propagandas de remédios “supimpas” que funcionaram com inúmeras avós, tios e conhecidos de conhecidos. Diariamente lutamos contra tais mitos e receitinhas nos grupos e páginas que se dedicam a divulgar informações de qualidade e provocar discussões benéficas a quem convive com nossa disfunção: só quem tem diabetes sabe o quanto é corriqueiro e extremamente desagradável receber, quase diariamente, as lições e receitinhas de chás, preparados e gororobas milagrosas de gente que nunca conviveu com a enfermidade, por mais que esses “conselhos” venham de um parente ou amigo querido.
Promessas de cura, de reversão ou como o leitor preferir chamar, são alvos de discussão entre blogueiros, pacientes, profissionais da saúde e outros envolvidos no que chamaremos de “mundo do diabetes” já há algum tempo, mas nada nos chamou mais a atenção do que o verdadeiro aparato marketeiro utilizado por supostos “especialistas em diabetes” mostrados na matéria do Fantástico (link com o vídeo no final deste artigo).
Ainda que a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) tenha emitido vários alertas sobre o risco de se aderir a tratamentos que prometem a reversão de uma enfermidade ainda sem cura cientificamente comprovada, era evidente o êxito de campanhas que, em sua essência, se beneficiavam do desespero de pacientes com dificuldades de controlar seus níveis glicêmicos ou dos recém diagnosticados.
A referida matéria do Fantástico provocou uma avalanche de posts no Facebook sobre o tema no final da noite de ontem (o da veiculação da matéria) e hoje. Entre os usuários frequentes da rede e, principalmente, diabéticos, o que predominou a respeito do assunto foi o sentimento de que em todos os dias anteriores fomos perseguidos pelos caçadores, mas que finalmente fizemos acontecer o DIA DA CAÇA.
A abordagem da TV Globo sobre o tema agradou a muitos dos que já vinham batendo na tecla de que não há melhor forma de se controlar o diabetes do que seguindo as orientações médicas – utilizando insulina ou medicamentos apropriados, aliadas a uma boa dieta e exercícios físicos – e que suprimir a utilização de remédios ou insulina é uma decisão que só pode ser tomada pelo médico após realização de exames, conversas constantes e presenciais com seus pacientes.
Nós que temos diabetes e também alguma facilidade de acesso à informação não podemos descansar no que se refere à propagação e produção de informações de qualidade que beneficiem aqueles que não gozam da mesma situação, a fim de evitar que sejam enganados pela publicidade e comercialização de pacotes de benefícios não comprovados pela comunidade científica.
Como dissemos acima, há algum tempo já estamos alertando para o que a maior emissora de TV do país só começou a divulgar agora e ontem nos sentimos vingados. Sim! Vingados, pois ao nos depararmos diariamente com a divulgação impune de tantas informações irresponsáveis, nos sentimos agredidos e humilhados por nos tratarem como meros doentes que estariam dispostos a dar seu suado dinheiro por uma falsa esperança.
Ontem passamos do papel da caça abatida a caçadores ferrenhos da justiça, do respeito, da ética profissional e de quantos ainda tentarem nos enganar. Estaremos sempre obedecendo os preceitos da lei, mas sem nos calarmos perante tudo o que acontece diante de nossos olhos.
Somos doces, mas nossa luta pode ter um gosto muito amargo para quem tentar nos iludir! Que apurem os fatos e se ficar comprovado que as pessoas apontadas na matéria cometeram tais crimes ou desvios éticos, que recaia sobre todos eles a pesada mão da justiça.
Parabéns à equipe do Fantástico, à TV Globo e a todos os profissionais envolvidos nesta matéria feita com muito profissionalismo e, principalmente, CORAGEM!
Parabéns ao Dr. Luiz Turatti, Presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e ao Dr. José Carlos da Costa, Presidente da ADJ-Diabetes Brasil, por defenderem a visão daqueles que com tanta garra, determinação e força enfrentam seus desafios diários com o diabetes.
Para quem ainda não assistiu a matéria, clique aqui ou na imagem abaixo.
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