imagem LIVRE-SE DA BAGUNÇA

Por Daniel Ramalho

20160704_233437
Organizando a vida: pequenas mudanças, grandes resultados! Imagem: DEN

Você deve estar se perguntando o que essa mesa tem de tão especial para aparecer num post de um blog sobre diabetes. A resposta é muito mais simples do que você imagina: Após quase dois meses servindo de apoio para coisas de bebê, documentos de recém nascida e bagunças dos pais, ela foi arrumada.

Mas por que um post sobre uma mesa arrumada? Porque essa mesa arrumada significa a retomada de posturas que haviam ficado para trás em meio à loucura que é ser pai de primeira viagem.

Como já comentei em outro post há algum tempo, a paternidade é algo espetacular, indescritível, mas que causa um grande rebuliço em nossas vidas, ah… Isso é inegável! Rsrs.

Bem como a mesa, toda a casa foi minuciosamente arrumada não apenas para facilitar o fluxo do carrinho de bebê ou dos moradores, mas para facilitar o trabalho da mente!

Sim, a MENTE!

Não há pensamento que se organize se estamos rodeados de caos. Podemos até sobreviver, mas a vida nos exige muito mais que isso, não é mesmo?

Trabalhar, se divertir, viver, tudo é mais agradável de se fazer em um ambiente organizado. Mesmo que seja naquele “caos organizado” em que só você sabe onde estão as coisas, mas que obedece algum tipo de arrumação.

Ordenar-se não é nenhum bicho de sete cabeças se o fazemos diariamente, o problema é quando começamos a deixar para depois. É aí que tudo desanda: a bagunça de um dia se acumula com a do outro e por aí vai. Depois de tudo de pernas para o ar, bate aquela preguiça de arrumar.

No meu caso, tive uma ótima desculpa: o nascimento de minha filha e o acúmulo de trabalho (rs). Usei e abusei dessas desculpas para ir deixando as coisas soltas pela casa. Com a esposa mais atarefada do que eu nos cuidados com a pequenina Ramalho, estava armado todo o cenário para algo que já sabia que aconteceria: a falta de controle em quase todos os outros campos da vida.

É verdade! Uma simples casa desarrumada pode desencadear reações em toda a nossa rotina, inclusive em nosso controle glicêmico.

Você já parou para pensar em como fica o controle de sua glicemia quando sua casa, seu escritório ou qualquer outro ambiente onde passa muito tempo está desorganizado? Por aqui, ele fica bem prejudicado.

Pessoas que precisam fazer anotações, planos e ter uma atenção especial quanto aos cuidados com a saúde, podem até “se virar” bem em meio ao caos, mas com certeza fariam muito melhor se o ambiente ao seu redor fosse mais agradável e organizado.

Um ambiente organizado facilita o trabalho de nosso cérebro, pois até ele precisa se organizar, visto que pode ser comparado a uma estante cheia de livros: precisamos ordenar todos os volumes para que seja mais fácil encontrar a informação que necessitamos. E se o exterior dessa biblioteca está desorganizado, é apenas uma questão de tempo para que todo o interior sofra com o mesmo problema.

Portanto, torna-se imprescindível nos organizarmos se quisermos aliar nossa rotina de trabalho e obrigações diárias a uma alimentação planejada, às atividades físicas e a todas as necessidades que temos para realizarmos um bom controle do diabetes.

A sensação que tenho hoje é a de que estou novamente no comando de minha vida e tudo isso por uma simples arrumação. Pensem nisso: pequenas atitudes positivas propiciam enormes mudanças em nossas vidas.

E vamos que vamos: um olho na glicemia e outro na felicidade!!!

Grande abraço a todos e boas glicemias!


Assinatura Blog


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *