imagem RECORDAR É VIVER

Por Daniel Ramalho

image

Conheço essa piscina há 35 anos… Não foi onde tudo começou, mas onde ganhei minha primeira medalha, aos 7 anos de idade. Rsrsrs.
Visitando o antigo Colégio Batista Brasileiro (Tijuca, Rio de Janeiro-RJ), atualmente Campus Tijuca da Universidade Cândido Mendes.
No exato momento desta foto, passou um filme em minha mente. Recordações de lugares, pessoas e situações que o tempo não apagou.
Lembro de minha infância com muita saudade, pois foi maravilhosa, principalmente enquanto estudei nesse colégio.
Ao fundo vê-se a piscina, mas onde estou pisando, era onde apostávamos corrida. Um pouco mais adiante, o Ginásio que inaugurei, onde tantos esportes pratiquei sob o comando do professor Dalton ou da tia Josélia. Hahaha. Que memória de elefante…
Além das amizades dessa época, o que mais tenho recordações são os jogos e esportes e incluo aí o bom e velho porradobol e as competições de bafo com figurinhas do álbum do Retorno de Jedi. Hahaha.
Tempo bom que não volta mais, mas que deixou suas marcas que, felizmente, são muito positivas, no meu gosto pelos esportes.
Colho até hoje os frutos desse envolvimento com as atividades físicas e naquela época eu mal podia imaginar que aquelas “brincadeiras” um dia me ajudariam a controlar uma disfunção em meu organismo, a prolongar minha vida e ser feliz.
Mamães e papais, nunca deixem de incentivar a prática esportiva em seus lares desde muito cedo. Quanto mais cedo melhor. Se meus pais não houvessem pensado nisso, até na hora de escolher a escola onde estudaria, talvez, hoje eu estivesse me entregando ao pessimismo e culpando a tudo e a todos por ter a infelicidade de ser diabético.
Os esportes me ensinaram a lutar, a não me render facilmente e que quanto mais eu me esforçar, mais frutos positivos colherei.
O esporte forja grandes guerreiros da vida e foi um fator extremamente importante na minha aceitação do diagnóstico, além de ser a melhor forma que encontrei para me aliar ao tratamento.
Sei que é um tanto clichê, mas o slogan “ESPORTE É VIDA” pode até estar meio batido, mas nunca foi tão verdadeiro para mim.
Pensem nisso.
Grande abraço,
DANIEL RAMALHO
DIABETES, ESPORTE & NATUREZA
#021 #RioDeJaneiro #RJ #tijuca #soutijuca #ucam #batistabrasileiro #cbb #colegiobatista #colegiobatistabrasileiro #diabetesesporteenatureza #diabetes #tipo1 #type1 #surf #standup #sup #bodyboard #saude #prancha #vida #life #insulina #insulin #nature #natureza #warrior #guerreiro #glucose #glicose #brasil #brazilian #surfer #diabetic #diabeticsurfer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *