imagem Rodando o mundo com a diabetes: Diabetic World Traveler

Viagens Carolina Peñalver (2)

Ela chegou há alguns meses, fazendo bastante barulho nas redes sociais e está decidida em seu propósito: mostrar a todos que o diabetes não nos impede de viajar intensamente ao redor do mundo.

Carolina Peñalver, de Barcelona-Espanha, tem diabetes tipo 1 e despertou a curiosidade do DIABETES, ESPORTE & NATUREZA. Pelos meios virtuais, decidimos entrar em contato com ela e saber um pouco mais sobre seus projetos.

Viagens Carolina Peñalver (7)

Obviamente, a primeira coisa que quisemos saber foi sobre a relação dela com os esportes e as atividades físicas: “Vou sempre à academia e faço um pouco de tudo, tanto exercícios aeróbicos como musculares, pois me ajudam a controlar os níveis glicêmicos, para que fiquem mais estáveis. Nos dias de treinamento, como mais carboidratos para evitar as hipoglicemias, quer dizer, um pequeno sanduíche ou uma fruta antes começar a malhação e tomo o cuidado de monitorar minha glicemia antes e depois da atividade”, conta Peñalver.

Viagens Carolina Peñalver (6)

Carolina, de 34 anos, diz que a ideia de viajar sozinha pelo mundo registrando tudo surgiu do amigo Jorge Román, que atualmente a ajuda no projeto. A ideia é viajar, pelo menos, a Ásia e a América do Sul, postando tudo em um blog e, desta forma, ajudando a outros diabéticos mostrando as dificuldades que encontrou. “Pelos meu cálculos, passarei uns oito meses ou mais viajando. Em outras viagens já pude ver como outros diabéticos me veem como uma pessoa corajosa, indo de lá pra cá. Quero passar uma mensagem de ânimo super positiva para que todos se cuidem e se animem. Que lutem por sua saúde e que mantenham sempre o sorriso em seus rostos”, afirma.

Viagens Carolina Peñalver (1)

        A princípio, sua jornada começará no próximo ano e, enquanto isso, todo o projeto está sendo desenvolvido e pensado de forma a se tomar todos os cuidados necessários. A viajante, que possui o título de Dietista, conta que antes de começar seu desafio, tomará todas as vacinas necessárias para que possa evitar, na medida do possível, imprevistos com a saúde e desta forma “…demonstrar que é possível e que mesmo com diabetes, podemos fazer tudo”.

O projeto batizado de Diabetic World Traveller tem o apoio total de sua família e a Catalã está tão contente por ter tomado a decisão de fazer essa viagem que considera tudo isso a realização de um sonho. “É só o tempo de organizar tudo, juntar o dinheiro e zarpar. Não vejo a hora, mas preciso economizar, pois serei eu a pagar por toda essa aventura”, explica Peñalver, que pretende fazer contato com todas as associações de diabéticos dos países que visitará, para poder explicar como está a viagem, como está o controle glicêmico e as dificuldades encontradas. Também está em seus planos fazer contato com empresas farmacêuticas e com todas as organizações que possam ajudar a levar esse projeto ao conhecimento de cada cantinho do mundo. “Muitos diabéticos desses países já me ofereceram hospedagem em suas próprias casas e é assim que pretendo fazer: em lugar de dormir em hostels, vou aos lares de outros diabéticos que me abriram suas portas, porque essa não é uma viagem só minha, é a de todos nós”, anima-se.

Viagens Carolina Peñalver (3)

Concluindo nosso bate-papo, Carolina Peñalver explica sua mais forte intenção com este projeto: “O Diabetic World Traveller tem o foco de atingir a todas as pessoas que convivem com o diabetes no mundo. Poder viajar sem ver além do que outros sofrem me parece egoísta. Vou tentar todos os meios e utilizar todos os meus recursos, tanto físicos quanto econômicos, sem nenhum fim lucrativo, para poder dar ao mundo uma visão do que é o diabetes em diferentes países, culturas e ambientes. Mesmo que não encontre empresas, patrocinadores dispostos a apoiar minha ideia, farei com que tudo dê certo com meus próprios meios”.

Viagens Carolina Peñalver (4)

Quem quiser saber mais sobre o projeto DIABETIC WORLD TRAVELER, acesse o link: www.caroldiabetestravel.wordpress.com . 

E então, alguém mais se alista para viver uma aventura parecida com diabetes? Se tiverem uma boa história ou projeto que tenha a ver com o convívio com o diabetes, escrevam para: diabetesesporteenatureza@gmail.com. Seu email pode ser o tema de nosso próximo post.

Por Daniel Ramalho

DIABETES, ESPORTE & NATUREZA


Daniel Ramalho Studio 002 DM1

Jornalista, pedagogo, esportista amador, músico e ator. Convive com o Diabetes Mellitus tipo 1 desde 09/07/2008. Amante dos esportes radicais com ênfase em Surf, Bodyboard e Skate, além de praticante de ciclismo e trekking, utiliza as atividades físicas como aliadas no controle glicêmico.
Profissionalmente dedica-se à composição de trilhas sonoras, administração escolar e ao jornalismo.

Logo DEN preta 2DIABETES, ESPORTE & NATUREZA © Todos os direitos reservados

http://www.facebook.com/diabetesesporteenatureza

http://www.facebook.com/groups/diabetesesporteenatureza

http://www.youtube.com/channel/UCFbpRwQC1m8HXrwOeFk504g

Jornalista responsável: Daniel Ramalho

Contato: diabetesesporteenatureza@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *